quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Receita aprovada - Bolo de água (Pão de ló)

Olá! Nossa, demorei pra escrever dessa vez heim gente! Me desculpem, é que estou com uma gripe forte, aí dá aquele desânimo normal mesmo.

Mas vamos lá! Minha intenção era colocar muitas e muitas receitas aqui no blog, mas não posso ficar fazendo receitas e mais receitas porque estou fazendo reeducação alimentar. J
Muitas das receitas que eu já escolhi pra colocar aqui eu não tenho fotos, então, estou esperando a oportunidade de fazê-las e tirar as fotos pra colocar a receitinha mais completa.

Mas, hoje, feriadão, um ventinho bem geladinho apesar do dia lindo e ensolarado que fez, eu em casa tranquilona, resolvi fazer um bolinho e testar uma receita “nova”. “Nova” porque tenho ela há muitos anos, peguei com a minha prima, mas eu nunca tinha feito porque achava que estava faltando algum ingrediente. Mas hoje, quando fui escolher a receita do bolo que ia fazer eu li essa receita e percebi que a receita estava certa, o nome é Bolo de água, mas quando li é um pão de ló. Huummmmmmmmmm..... Adoro pão de ló!




Eu gosto muito de massa de pão de ló pra comer simples mesmo, tem gente que acha que fica muito seca pra comer assim e só usa essa massa pra fazer bolo com recheio e bem molhadinho. A receita serve para as duas coisas só depende do seu gosto.

E fui pra cozinha fazer o bendito Bolo de água... Fácil de fazer, econômico e rápido de assar também. Perfeito! Adorei! Aprovada! E o sabor exatamente como aqueles deliciosos pão de ló de padaria.

E tem mais, outro dia eu procurei muito uma receita de pão de ló pra fazer um bolo de aniversário e não achava nenhuma receita boa na internet, e eu com uma receita dessas aqui em casa!! Isso é o que dá não vasculhar o caderno de receitas.

Bom, então vamos nós para a receita testada e aprovada:

Bolo de água  ( Pão de ló )

Ingredientes:
    4 ovos
    1 copo americano de água em temperatura ambiente
    2 xícaras de açúcar
    2 xícaras de trigo
  
 Obs. Sim, é isso mesmo, não vai fermento nessa massa

Modo de fazer:
    Separe as gemas das claras. Meça todos os ingredientes e coloque as quantidades em vasilhas e coloque ao lado da batedeira, assim você não precisa ficar desligando para medir cada ingrediente.
    Unte a forma onde irá assar o bolo, essa massa fica grande, então pegue uma forma média.
Se preferir coloque papel manteiga para forrar a forma (eu não coloquei e deu certo também). Ligue o forno em temperatura média pra ir aquecendo enquanto você faz a massa.
    Coloque as claras na vasilha da batedeira e bata em neve bem firme, ela fica bem durinha e também vai crescer um pouquinho.
    Sem desligar a batedeira, adicione a água aos poucos até terminar toda a água, a massa cresce mais um pouco. Vá adicionando aos poucos e alternadamente as gemas (1 de cada vez) e o açúcar. Coloque um pouco e deixe bater, depois coloquei mais um pouco, etc, etc, tudo bem devagar para não abaixar a massa.
    Quando tiver tudo bem incorporado, comece a colocar o trigo também aos poucos. Irá ficar uma massa bem grossinha, cremosa e aerada, é assim mesmo. Despeje na forma untada e coloque no forno.
    Esse bolo assa em aproximadamente 20 minutos, faça o teste do palitinho, se sair seco estará pronto. Ele não fica muito corado não, fica bem clarinho, não deixe no forno até corar senão ele ficará muito seco e irá queimar as bordas.
    Não estranhe pois quando você tira o bolo do forno ele fica fazendo uns barulhinhos é assim mesmo.
    Depois de assar, desenforme o bolo ainda quente, porque quando ele começa a esfriar fica úmido embaixo e pode acabar grudando na forma.




Servir com: é ideal para servir com um cafezinho ou café com leite, porque a massa já é bem docinha, mas você pode também servir com um suco ou leite com achocolatado, tem quem goste de bolo com refrigerante, bem, sirva acompanhado de sua bebida preferida.




Bem, espero que vocês testem essa receita e curtam. Depois comentem aí embaixo pra eu saber se deu certo.

Até + !

Paty

Um comentário:

  1. acho que vou dar um jeitinho de ir na sua casa comer um pedacinho, já que não gosto muito de cozinhar e amo comer suas receitas,que são ótimas!!! posso?!?!?

    ResponderExcluir